sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Nucleo de Arte


In English click here








O Núcleo de Arte é uma organização de carácter cultural vocacionada na promoção, valorização e desenvolvimento das artes plásticas em Moçambique, que vem operando desde 1921 numa área privilegiada da cidade do Maputo.

Foi criada com o intuito de proporcionar aos artistas um espaço onde tenham acesso a redes e recursos para construírem a sua carreira, e também onde encontrem a sua inclusão e diversidade na maneira como encarar as suas criações artísticas; o mesmo espaço serve também para dar aos amadores, coleccionadores e consumidores das artes plásticas a diversidade, aguçando o seu interesse pelas mesmas.




A associação Núcleo de Arte, dentro da dinâmica dos vários projectos e p rogramas que surgem ao longo do seupercurso, tem facilitado intercâmbios entre artistas nacionais e estrangeiros através de exposições de obras de arte, worshops, palestras e debates, abrindo espaço de aproximação entre o público e as artes plásticas.

O espaço, através da sua galeria, oferece ao publico,todos os dias, exposições permanentes, colectivas ou individuais, de obras que podem ser vistas e adquiridas.




O Núcleo de Arte é uma entidade colectiva de carácter cultural sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Nascido nos anos 20, Núcleo de Arte tem em vista os seguintes objectivos:


a) Divulgar, dignificar e defender as artes plásticas moçambicanas.


b) Mobilizar recursos humanos e financeiros para apoiar acções que visem o desenvolvimento, conhecimento e divulgação das artes plásticas.


c) Apoiar os artistas plásticos membros, moral e materialmente e na defesa dos seus interesses artísticos.


d) Apoiar e incentivar actividades de promoção de artes plásticas entre os associados.


e) Realizar e/ou apoiar exposições de arte.


f) Promover contactos e intercâmbios entre as diversas regiões do país e estabelecer acordo com organizações estrangeiras.


g) Ministrar estágios de artes plásticas na sua sede ou delegação.


h) Colaborar com instituições oficiais, privadas e personalidades na prestação de conselhos em assuntos de estética, conservação de património artístico, ou que interessem ao desenvolvimento das artes plásticas moçambicanas.



O Núcleo de Arte poderá praticar outras actividades culturais, recreativas ou de convívio com o fim de minimizar a associação, angariar fundos ou proporcionar aos associados mais regalias.

Esta organização segura regularmente exibições na sua galeria. Contribuição viva para o cenário das artes na cidade do Maputo. As exibições na galeria do Núcleo de Arte, tem providenciado uma plataforma aos visitantes, tanto como residentes de Maputo, obras de arte já mais vistas algures na cidade do Maputo.


Maputo – Moçambique

Tel. (+258) 21499840

Email: nucleo.dearte@yahoo.com

nucleodarte@gmail.com



Be our Friend on Facebook


Follow us on Twitter




1 comentário:

  1. o blog é muito interesante,adoro artes plasticas voceis poderiam me dar algumas dicas,de como colocar pinturas na galeria de artes?

    ResponderEliminar